quinta-feira, 10 de setembro de 2009

A onda da hipermídia.

Já foram comentadas uma vez aqui, as novas formas de comunicação que vem surgindo ao longo da atualidade. São milhares de novos meios e modos de comunicar e que nem sempre sabemos que existem ou como funcionam.

A hipermídia vem ganhando cada dia mais um enorme espaço no ambiente digital. Sua base é linguagem híbrida que integra texto, imagem e som. A imagem junto com texto estamos mais que acostumados a ver, seja na mídia impressa, seja na internet etc. O hipertexto é produzido com base nessa linguagem, onde compreende-se como o conteúdo de leitura não-linear e de interatividade, que é uma das características essenciais da hipermídia, com certeza, pois além de nos proporcionar a junção e a oportunidade de ler, ver e escutar, ela nos proporciona ter nossos sentidos aguçados, mexendo mais com o emocional e com a expectativa de estar não só recebendo mensagem, mas podendo modificá-la, participar dela e fazer parte da experiência, o que se adapta perfeitamente aos dias de hoje, por que como já foi dito antes, o consumidor não quer mais ser apenas expectador e sim receptor também.

Um exemplo de hipermídia foi o que fez a marca Ikea, em uma idéia particularmente muito interessante, com o slogan “You need a quiet space”. No site, o vídeo está em câmera lenta, toca uma música leve ao fundo e os preços, que levam direto ao site de compras, aparecem indicando o valor das peças que estão aparecendo. Para mudar de ângulo, você que precisa clicar nas imagens, e pode também mudar de cômodo e história, clicando ao lado da imagem, o que nos mostra perfeitamente a interatividade dentro dessa nova linguagem.



Nenhum comentário:

Postar um comentário