quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Complementos da transmídia.

Atingir o maior número de pessoas do seu publico alvo, na publicidade, quase sempre é um dos pontos mais importantes. O mesmo objetivo não ocorre quando usamos o termo ‘transmídia’. O objetivo principal desse conceito é atingir da melhor forma possível o desejo dos fãs, e não a maior massa deles, do produto em questão. O termo vem sendo usado quase que com uma diferença sutil com o de ‘comunicação integrada’. Hoje em dia, não basta apenas passarmos, por exemplo, um programa na televisão em seu horário de veiculação e deixar que os telespectadores esperem até o episódio seguinte para ter as novidades que ele tanto esperava. Ser telespectador e fã hoje nos dias de hoje, é não contentar-se com apenas um episódio por semana, parado na frente da televisão. Vendo por essa ótica, a transmídia vem sendo cada vez mais aperfeiçoada. Blogs, twitters, sites especializados, tudo é feito para que os interessados saibam cada vez mais do programa, reportagem, série etc. que ele adora, e ao contrário do que muita gente pensa, um meio não passa por cima do outro, mas sim conversa entre si e claramente, se complementa.





Escolhi esse exemplo de transmídia, para que ficasse mais bem entendida a questão e também por que ele é extremamente atual. A série de televisão recém lançada, com produção da ABC, é inspirada pelo livro de homônimo de Robert J. Sawyer onde toda a raça humana ficou inconsciente durante 2 minutos e 17 segundos em um evento que ficou conhecido como o Grande Blackout e elas desacordadas esse tempo tiveram visões de suas vidas em seis meses no futuro. Sendo essa a trama, no site The Mosaic Collective as pessoas podem contar o que elas enxergaram para montar um mosaico global e além disso o site traz também vídeos complementares ao que foi ou será exibido da série. Outro exemplo de trasmídia da série, é o blog fictício Truth Hack onde o jornalista Oscar Obregon tenta mostrar que é a The Mosaic Collective é na verdade uma jogada política do governo dos Estados Unidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário