quarta-feira, 7 de outubro de 2009

De ser para ser.

Em um mundo onde a relações são comandadas pela comunicação e onde não se pode mais escapar da mesma, a credibilidade da fonte torna-se essencial. Fazer comunicação de mercado ao longo dos anos, sempre foi frio e para uns, bem irritante. Não há ninguém que eu conheça que goste de ter um problema com determinada marca/produto, e quando vai procurar a quem possa salvar, dar uma luz, depara-se sempre com uma interminável espera, seja por e-mail, seja na linha do telefone.

A forma de atingir o consumidor está evoluindo. A internet possibilitou a mudança, da desconfortável maneira antiga de que as empresas utilizavam para conversar com seu público, para uma forma extremamente pessoal. Blog, sites especializados... Eles conseguem vender quase tudo que cai em suas mãos. O espaço para se falar o que pretender para o mundo, e conseqüentemente, vender, ou tentar, o que quiser para ele, hoje está aberto e sem fronteiras, e é o que o Manifesto Cluetrain nos mostra, as novas maneiras de conversação. Suas 95 teses quebram o paradigma antigo de como se fazer mercado, onde o essencial é exatamente falar de pessoas para pessoas e onde, uma das principais causas de se ter caído a maneira de comunicação impessoal antiga, é efetivamente essa. Enfim, como se tratar, conversar com pessoas, sendo uma maquina pré-programada e extremamente não-humana? Não restam duvidas de que a nova forma conversação veio pra ficar, e não menos, para ser mais bem aceita e entendida.

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