quinta-feira, 27 de agosto de 2009

As novas redes sociais.

Antigamente havia apenas um jeito de se fazer publicidade. Anúncios em televisão, rádio e impressos eram a melhor pedida. O modo de se transmitir as mensagens foi evoluindo de tal forma, que hoje em dia existem milhares de maneiras de se colocar um produto na cabeça do consumidor, e as redes sociais são as mais recentes delas.

A publicidade e o marketing estão cada vez mais tentando se encontrar nesse mundo novo e lutando para conseguir dominar seu espaço nele, o que na verdade não é realmente tão fácil, devido aos vários canais e modos de se transmitir uma mensagem pela internet. Os consumidores são muitos, e de todos os tipos, porém, há o lado de que a mensagem pode ser de certa forma focada muito mais para um publico específico.

Nas mídias de massa, os resultados já são de certa forma previstos e a mensagem é criada para atingir um determinado público de alguma maneira, não podendo ele modificá-la ou interagir com ela. Já nas redes sociais, o relacionamento público- empresas tende cada dia mais a mudar, pois o consumidor que está na internet não quer apenas ouvir e ver a mensagem, ele quer interagir com ela e ser visto. A resposta aos anúncios hoje é quase que imediata, pois o tempo e a informação na internet correm rápido demais. Exemplo disso são os vídeos postados no Youtube pelos próprios consumidores em respostas positivas ou negativas a alguma marca, como esse vídeo da DOVE que teve sua resposta pelo GREENPEACE em poucos dias. Segue abaixo o vídeo original e a reposta:




Claro que esse é um exemplo de resposta negativa a publicidade, porém em alguns casos, até pode ser obtida a publicidade gratuita para as marcas, pois os internautas criam vídeos em alusão ela e às vezes mesmo sem querer acabam promovendo-a.

As agências de publicidade e marketing já tem áreas especializadas apenas para entender a mente do internauta, e ficar ligados nas novidades que podem surgir, e muitas dela já estão atuando nesse novo seguimento de mercado e colocando seus produtos e ideais cada vez mais próximos e ligados com esse novo mundo da tecnologia.

Link de apoio: http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20090810/not_imp416182,0.php


Nenhum comentário:

Postar um comentário