quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Polêmica Rio-Itália

No começo desse ano, a grife italiana Relish espalhou em outdoors pelas cidades de Nápoles, Bolonha e Milão, na Itália, imagens de uma campanha produzida aqui no Brasil. As fotos mostram policiais vestidos com uniformes que tem emblemas iguais aos da PM do 22°BPM, no Rio de Janeiro tratando de forma agressiva as modelos que lembram turistas estrangeiras.





Os anúncios causaram polêmica internacional e nacional, e a Riotur enviou um pedido imediato para a embaixada italiana tirar de veiculação os outdoors pela Itália. Acredito que as peças realmente devem ter saído de circulação depois de tamanho reboliço, não sei, porém as imagens ainda ilustram o site da grife: http://www.relish.it/relish/RELISH09SS/index.html

Existem claro os dois lados da história. O Secretário Especial de Turismo e presidente da Riotur, Antonio Pedro Figueira de Mello, juntamente com milhares de outros indignados, realmente não gostou nada da ‘brincadeira’ e declarou: “Esse tipo de publicidade desrespeita não só a Polícia Militar como compromete a imagem do Rio e dos cariocas. É lamentável que fatos como esses ocorram em pleno século 21”. Já a socióloga da Fundação Getúlio Vargas, Bianca Freire Medeiros disse: “Não é nem a primeira nem a última campanha publicitária a se valer desses elementos. Somos um paraíso tropical, mas também somos o lugar do risco e da violência. Gostemos ou não, precisamos admitir nosso quinhão de responsabilidade na produção e circulação dessa imagem de um Rio corrupto e violento”.






Quem está certo, não me cabe julgar, porém a marca declarou que não havia necessidade de tanto alarde para as peças: “A mídia vem fazendo muito barulho por nada” e “transformar a campanha em um incidente diplomático entre Brasil e Itália, só pode ser interpretado como um desejo de desviar atenção dos problemas mais graves do país.”

Realmente não podemos negar a má fama que anda rondando nosso país, principalmente a policia do Rio de Janeiro, mas ainda sim a peça foi alvo de grande polêmica e indignação para alguns. No fim, não se sabe se o intuito era causar tamanho espanto e nem se sabe se a Relish vendeu mais nos últimos tempos, o que se sabe é que, como toda publicidade polêmica, ela não será esquecida tão cedo.

Um comentário:

  1. Se o objetivo do seu blog é trazer ao público publicidade polêmica, este vc atingiu em cheio com este post. Para mim, que sou super patriota, esta propaganda é abominável, pois só faz trazer mais publicidade negativa do nosso país enquanto quer alavancar uma grife estrangeira. Se a Itália fosse um país de paz, mas nem esta fama tem para poder vir tirar onda com a nossa violência. Por isso sou contra essa propaganda. Não é por negar os nossos problemas no Rio, Sao Paulo, Belo Horizonte, Natal, Porto Alegre, etc. Temos muitos problemas sim, mas fazer dinheiro com a nossa desgraça não vai nos ajudar a virar um país melhor. Falha sério!!! Devem ter ganho muita grana pra deixar rolar esta propaganda...

    ResponderExcluir